Conheça nossos procedimentos de cirurgia plástica.

Conheça alguns dos procedimentos cirúrgicos que o dr Alexandre realiza, com as descrições. Qualquer dúvida e para mais informações consulte-nos.

Abdominoplastia

A abdominoplastia ou cirurgia plástica do abdome consiste na retirada de pele em excesso da região abdominal e do reposicionamento do musculo reto abdominal através de sutura (pontos internos).

Pacientes que passaram por grandes perdas de peso ou mesmo após gestação podem apresentar um excesso de pele na região abdominal que não melhora com academia e nem tratamento estético.

Muitas vezes as pacientes são magras, mas apresentam uma “barriguinha” deselegante que fica proeminente em roupas mais justas ou mesmo um aspecto de pele envelhecida e enrugada no abdome.

A abdominoplastia é uma cirurgia realizada em hospital com uso de anestesia geral e é necessário dormir no hospital na noite após a cirurgia (alta somente no dia seguinte da cirurgia). A paciente sai do hospital com um dreno que é retirado na clínica em aproximadamente 7 a 10 dias após a cirurgia.

A cirurgia consiste na retirada de pele excedente da região abdominal e também na sutura dos músculos reto abdominal dando um melhor contorno no abdome. A cirurgia resulta numa cicatriz de aproximadamente 40 cm na região da cintura da paciente que geralmente são encobertas pelo biquini ou roupa intima.

Blefaroplastia

Blefaroplastia é um termo que se refere a cirurgia plástica das pálpebras (Blefaro, do grego significa pálpebra).

As pálpebras são estruturas que recobrem o globo ocular, temos as pálpebras superiores (direita e esquerda) e as pálpebras inferiores (também direita e esquerda).

As pálpebras superiores são mais móveis e a contração da pálpebra superior possibilita o movimento de fechar os olhos e piscar, além da função de lubrificar e proteger o globo ocular.

Com o processo de envelhecimento ou mesmo por uma predisposição genética da paciente, as pálpebras podem apresentar um excesso de pele (principalmente a pálpebra superior) e também o aparecimento de bolsas de gordura, o que causa uma aparência de “olhar cansado” e a sensação de um peso na região dos olhos no final do dia.

A blefaroplastia é uma cirurgia simples, segura e rápida e que pode ser realizada em consultório com anestesia local (com o paciente acordado). Consiste basicamente na retirada de pele em excesso e das bolsas de gordura que dão um aspecto de inchaço nos olhos.

As cicatrizes são muito discretas e muitas vezes ficam imperceptíveis com o passar do tempo

Cirurgia Intima

A cirurgia intima, conhecida tecnicamente pelo termo ninfoplastia, é a cirurgia que visa melhorar a estética da vulva feminina proporcionando um aspecto mais harmonioso e jovem para essa região.

A vulva pode apresentar flacidez e aumento do tecido dos pequenos lábios, esse aumento dos pequenos lábios resulta em um aspecto pouco estético de “pele caída” na região intima feminina e pode até incomodar algumas pacientes durante a relação sexual.

A cirurgia intima corrige o excesso de pele e também assimetrias dos pequenos lábios. É uma cirurgia rápida, em torno de uma a duas horas e realizada em ambiente hospitalar com sedação e anestesia local. A paciente geralmente tem alta no mesmo dia.

A recuperação é rápida e geralmente a paciente retorna a suas atividades cotidianas em 20 a 30 dias em média.

Fios de Sustentação Facial

A ideia de se usar fios na face com o objetivo de promover uma sustentação sem a necessidade de cirurgia e cortes é antiga. No século dezenove o ouro foi usado na confecção dos primeiros fios com esse objetivo, o famoso “fio de ouro”, que algumas pacientes perguntam, mas que não existe há muito tempo.

Em 1999 um médico de Moscou chamado Dr Marlen desenvolveu um fio com pequenas garras que se prendem ao tecido feito de polipropileno, uma espécie de plástico. Esse fio recebeu o nome de APTOS (fio antiptose) mas ficou popularmente conhecido no mundo todo como fio Russo

O fio Russo é usado até hoje, é um fio que não absorve e permanece pra sempre na pele, embora a sustentação dure apenas alguns anos.

Na ultima década outros materiais foram sendo estudados e hoje temos no mercado fios feito de PDO (Polidioxinona) e PGA (Poliglicólico), ambos são fios absorvíveis e que são convertidos em colágeno na face.

São fios que promovem uma sustentação na face por um período de até dois anos e são 100% absorvidos convertendo-se em colágeno para essa região. O fio de sustentação promove um efeito lifting na face e uma hidratação da pele pelo colágeno.

O procedimento é simples e rápido, realizado em consultório com anestesia local (paciente permanece acordada) e a recuperação após o procedimento também é rápida. O paciente deve permanecer sem tomar sol e sem fazer atividades físicas por um período de 20 a 30 dias após o procedimento.

Gluteoplastia

O termo gluteoplastia se refere à cirurgia plástica do glúteo, ou seja, formas de aumentar o volume e melhorar o contorno do glúteo através de cirurgia.

Basicamente temos duas formas de aumentar o volume do bumbum: com o uso de gordura da própria paciente que é retirada por lipoaspiração e enxertada no bumbum ou pelo uso de próteses de glúteo que são próteses de silicone implantadas na musculatura do glúteo.

Nos casos em que se utiliza gordura, cerca de 20 a 30% da gordura enxertada é absorvida nos primeiros três meses após a cirurgia, por isso geralmente o cirurgião coloca um volume um pouco maior já calculando essa redução.

A cirurgia para implantação de prótese de glúteo é feita em ambiente hospitalar com uso de anestesia geral. A prótese é implantada através de uma incisão no sulco do glúteo (entre as nádegas) e a prótese é implantada no interior do músculo, ficando bem camufladas pelas fibras musculares, dando um resultado natural.

O paciente precisa dormir no hospital na noite após a cirurgia tendo alta somente no dia seguinte. Nos primeiros dias após a cirurgia o paciente não pode sentar e deve permanecer em repouso por um período de 30 a 40 dias. Atividades físicas são liberadas gradativamente a partir do terceiro ou quarto mês após a cirurgia.

Lifting Facial

Lifting é uma palavra derivada do inglês lift, que significa “levantar”. A cirurgia de lifting facial consiste em reposicionar as estruturas do rosto que sofreram queda devido ao processo de envelhecimento e ação da gravidade.

A cirurgia de lifting facial consiste em reposicionar as estruturas internas do rosto e também eliminar o excesso de pele que se forma no rosto e pescoço devido a presença de flacidez na face que aumenta com o envelhecimento.

A incisão da cirurgia inicia na região temporal contornando a implantação do cabelo e as costeletas do cabelo, passa na frente da orelha contornando a implantação da orelha no rosto e inferiormente contorna a orelha e termina no pé do cabelo. As cicatrizes ficam discretas e disfarçadas em parte pelo cabelo.

É uma cirurgia que é realizada em ambiente hospitalar com anestesia geral ou sedação profunda, tem uma duração média de 3 a 4 horas e necessita que a paciente durma a noite após a cirurgia no hospital. A paciente tem alta no dia seguinte da cirurgia e sai do hospital com curativos e um dreno que será removido na clínica num período médio de 7 a 10 dias.

A paciente retorna a pratica de atividades cotidianas geralmente num período médio de 30 a 40 dias, já atividades físicas intensas e exposição solar deve ser suspensa por um período maior, cerca de 2 a 3 meses.

Lipoaspiração

A lipoaspiração é uma cirurgia que consiste na aspiração da gordura corporal. É uma cirurgia que visa eliminar a “gordura localizada”, aquela gordura que se deposita em lugares específicos do corpo como exemplo culote, flancos (“pneuzinhos”), papada ou aquela gordura abaixo do umbigo e que não reduz com dieta e academia. A lipoaspiração é indicada para se melhorar o contorno corporal

A cirurgia consiste na introdução de uma cânula na gordura abaixo da pele e da aspiração dessa gordura com auxílio de um aparelho aspirador especial para isso. Para a introdução das cânulas é necessário se fazer pequenas incisões na pele de aproximadamente 0,5 cm.

A gordura é retirada e se a paciente desejar pode ser enxertada no glúteo para aumentar o volume do bumbum. É uma cirurgia segura, realizada em ambiente hospitalar e com uso de anestesia geral e é necessário dormir a noite após a cirurgia no hospital, sendo a paciente liberada somente no dia seguinte da cirurgia

É uma cirurgia segura, deve ser realizada por profissionais capacitados e experientes em ambiente hospitalar e é necessário anestesia geral. A paciente dorme a noite após a cirurgia no hospital tendo alta no dia seguinte.

A paciente deve usar cinta cirúrgica no pós operatório e fazer sessões de drenagem linfática. Geralmente o paciente consegue retornar a suas atividades cotidianas num período médio de 20 a 30 dias após a cirurgia.

Lipoaspiração de papada

A lipoaspiração de papada ou lipoaspiração de mento é uma cirurgia realizada em consultório com anestesia local (paciente permanece acordada)

Consiste numa lipoaspiração da gordura localizada na papada do pescoço e que dá um aspecto de pescoço gordo, um volume indesejável embaixo do queixo.

A lipoaspiração de papada é semelhante a lipoaspiração corporal, porém, as cânulas usadas são mais finas e delicadas e a anestesia é feita diretamente na região a ser aspirada

A cirurgia consiste numa pequena incisão (1cm) em baixo do queixo por onde é introduzido uma cânula anestésica bem fina e injetado uma solução contendo soro fisiológico e anestésico diretamente na gordura dessa região

Em seguida, com o uso de uma cânula delicada e uma seringa é realizado a aspiração dessa gordura que é desprezada. O resultado consiste num pescoço mais jovem e sem aquele volume indesejável na papada, melhorando o contorno do pescoço nessa região.

O pós operatório é relativamente rápido, devendo a paciente se afastar de atividades físicas e exposição solar por um período de 20 a 30 dias.

Mamoplastia

A mamoplastia é um termo que significa basicamente cirurgia plástica das mamas. De uma forma didática temos a mamoplastia redutora, cirurgia que tem como objetivo corrigir a queda das mamas e reduzir seu volume como o próprio nome diz e a mastopexia que consiste na correção da ptose da mama (queda da mama) sem a retirada de tecido pois não se deseja reduzir as mamas nesse caso, mas apenas corrigir sua queda.

A cirurgia resulta em uma cicatriz conhecida como “T” invertido que consiste em uma cicatriz ao redor da aréola, uma cicatriz na vertical no centro inferior da mama e uma cicatriz acompanhando todo o sulco da mama.

A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar com uso de anestesia geral e a paciente precisa dormir a noite após a cirurgia no hospital, só tendo alta no dia seguinte da cirurgia. Geralmente não se utilizam drenos para essa cirurgia e a paciente recebe alta com curativos e a o sutiã cirúrgico já colocado.

É necessário o uso do sutiã cirúrgico no pós operatório por um período de 40 a 60 dias e a realização de sessões de drenagem linfática nas mamas, geralmente 10 a 12 sessões, mas isso pode variar.

A paciente consegue voltar a realizar suas atividades cotidianas em um período médio de 30 a 40 dias devendo ainda ficar sem praticar exercícios físicos por um período maior, cerca de 2 a 3 meses.

Otoplastia

A otoplastia é a cirurgia que visa a correção das orelhas em abano, dando um formato mais harmonioso as orelhas com a correção do abano.

Orelhas em abano refere-se as orelhas que são abertas, apresentam as curvas naturais das hélices e anti hélices mal formadas o que dá um aspecto de orelhas abertas. É um motivo de traumsa e descontentamento de alguns pacientes geralmente na adolescência, mas pode também acompanhar o indivíduo na fase adulta.

A cirurgia é relativamente simples, pode ser feita com sedação em ambiente hospitalar ou clinica com anestesia local. Nesse procedimento é refeito as dobras da orelha melhorando o aspecto do abano.

O paciente tem alta no mesmo dia e a recuperação é rápida, geralmente em 30 dias o paciente já está realizando atividades cotidianas normais.

Prótese de Mama

A cirurgia de inclusão de prótese de mama, também denominada “mamoplastia de aumento” é uma cirurgia rápida e segura. É realizada em ambiente hospitalar com uso de anestesia geral ou sedação (sedação é uma anestesia mais leve em que a paciente também “dorme”). Geralmente o paciente tem alta no mesmo dia.

A cirurgia consiste basicamente na inclusão de uma prótese de silicone atrás das mamas (podem ser posicionadas atrás da glândula mamária ou atrás do músculo peitoral) para aumento do volume mamário.

A recuperação é relativamente rápida e geralmente a paciente volta a executar a maioria das atividades cotidianas num período de 30 a 40 dias. A cicatriz resultante fica escondida no sulco da mama e tem aproximadamente 5cm de comprimento.

A tecnologia usada na fabricação de próteses de silicone evoluiu muito nas últimas décadas e hoje em dia as próteses são muito seguras e não apresentam mais um prazo de validade definido como antigamente, ou seja, não precisam ser trocadas periodicamente, mas somente se apresentarem algum problema.

Existem várias marcas de prótese de silicone no mercado: Lifesil, Mentor, Natrelle, Nagor, Silimed, CUI, CRM Medic, Eurosilicone e Polytech. A maioria dos fabricantes são internacionais e cada marca tem suas particularidades, mas todas possuem um alto padrão de qualidade.

Correção de Cicatriz
Indicação:

A cirurgia de correção de cicatriz inestética propicia a minimização de cicatrizes causadas por acidentes ou procedimentos cirúrgicos anteriores, tornando o tom de pele e a textura circundante mais uniforme.

Na maioria das vezes a correção da cicatriz proporciona resultado estético mais agradável, melhora uma cicatriz que tenha má cicatrização e reduz o volume e extensão da marca.

As opções de tratamento variam de acordo com o tipo e o grau de cicatrização e podem incluir:
  • Tratamentos tópicos simples,
  • Procedimentos minimamente invasivos,
  • Revisão cirúrgica com técnicas avançadas de fechamento da ferida.
Tipo de anestesia:

Anestesia geral ou anestesia local e sedação, dependendo de cada paciente.

Técnica Cirúrgica:

A correção cirúrgica da cicatriz inestética é feita por meio de incisões em toda a sua extensão. A incisão pode ser feita aproximadamente um milímetro dentro da cicatriz ou aproximadamente um milímetro fora da cicatriz, dependendo de cada caso. Após fazer as incisões, o cirurgião retira toda a cicatriz utilizando bisturi ou tesoura delicada.

São feitos pontos internos absorvíveis e a parte externa pode ser feita com pontos intra-dérmicos (que ficam escondidos dentro da incisão) ou pontos simples. Pode-se optar por fechar a incisão também com o uso de uma fita biológica com cola, que sela a incisão completamente e permite que o paciente possa tomar banho e molhar a região operada no mesmo dia. Esta cirurgia pode ser feita com anestesia geral ou anestesia local e sedação.

Ginecomastia

A ginecomastia é o aumento benigno das mamas nos homens e suas causas podem estar relacionadas a desequilíbrios hormonais causados por medicação, como a espironolactona (usada no tratamento da hipertensão arterial) e os benzodiazepínicos (remédios psicoativos), problemas no fígado e na tireoide.

A cirurgia de ginecomastia é indicada para homens acima dos 18 anos que não chegaram ao resultado desejado com o tratamento clínico ou apresentam desconforto psíquico em função da ginecomastia.

Tipo de Anestesia:

Anestesia local e sedação

Técnica Cirúrgica:

As incisões realizadas na cirurgia de ginecomastia podem variar de acordo com o grau. Geralmente, o tratamento pode ser realizado somente com a lipoaspiração e por isso são feitos dois furinhos abaixo de cada mama, podendo haver um terceiro em cada axila. Porém, caso seja necessária a retirada de glândula remanescente ao final da cirurgia, pode-se fazer uma incisão do tipo “Webster” na aréola por onde se retira a pequena glândula. Nos casos mais avançados da disfunção, outros tipos de incisões podem ser indicados, como o “T” invertido ou uma incisão combinada no sulco e ao redor da aréola.

Mentoplastia

A mentoplastia é a cirurgia plástica do queixo e pode ser para aumentar ou reduzir essa área.

O queixo constitui um dos principais pontos de referência no estudo estético da face. Por isso, o queixo ideal deve observar o posicionamento dentro de certos limites estéticos, fazendo um conjunto harmônico juntamente com outros setores, como o nariz, olhos e boca.

Esse procedimento raramente é pedido no consultório, pois poucos pacientes reconhecem a falta de queixo em si mesmos e frequentemente culpam o nariz pela desarmonia do perfil e da forma do rosto.

O resultado é a quebra do perfil convexo que grande parte dos pacientes que tem pouco queixo apresentam, o alongamento da região entre o queixo e o pescoço e o avançamento do lábio inferior, que permite o melhor fechamento dos lábios.

Tipo de anestesia:

Anestesia local e sedação ou anestesia geral, dependendo do tipo do procedimento.

Técnica cirúrgica:

A mentoplastia consiste no aumento do queixo pela colocação de um pequeno implante de silicone. A colocação é feita pela boca, na junção do lábio inferior com a gengiva, e o implante é posicionado sobre o osso, projetando a parte macia do queixo para frente até o plano do lábio superior. Desta forma, não há cicatrizes aparentes.

Tempo de cirurgia:

De 40 minutos a uma hora.

Prótese de Glúteo
Indicação:

A gluteoplastia de aumento é indicada para pacientes com nádegas de pequeno volume ou que após emagrecerem tiveram grande redução no volume, sem que houvesse queda significativa das nádegas.

As próteses glúteas, da mesma forma que as próteses mamárias, evoluíram muito nos últimos anos e proporcionam resultados cada vez mais naturais e com índice de complicações cada vez menor aos pacientes.

Em decorrência da melhor qualidade da última geração de próteses glúteas, estima-se que elas devem ser trocadas em média 20 anos após sua colocação, pois após este período pode ocorrer desgaste na superfície das próteses e alteração em seu formato.

Tipo de Anestesia:

Peridural com sedação ou geral, dependendo de cada paciente.

Técnica Cirúrgica:

A cirurgia é realizada através de uma cicatriz escondida no sulco glúteo (prega natural existente entre as nádegas), com cerca de 6 cm e de difícil percepção. Após a incisão, realiza-se o descolamento do plano adequado para a colocação da prótese, ou seja, dentro do músculo glúteo máximo (plano intramuscular). Após este descolamento, coloca-se a prótese de gel de silicone coesivo no espaço formado. Sutura-se as estruturas abertas e coloca-se um dreno que ficará de 24 a 48 horas, impedindo a coleção de secreções no espaço ao redor da prótese.

Ritdoplastia

A ritidoplastia é um procedimento cirúrgico para melhorar sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço, como flacidez no terço médio da face, vincos profundos abaixo das pálpebras inferiores, vincos profundos ao longo do nariz que se estende ao canto da boca, gordura que tenha baixado ou tenha sido deslocada, perda de tônus muscular na face inferior, podendo causar papada, e pele frouxa e excesso de depósitos de gordura sob o queixo e a mandíbula.

Por ser uma cirurgia reparadora, o lifting facial não muda a aparência e não para o processo de envelhecimento. Por isso, normalmente são realizados alguns procedimentos de rejuvenescimento juntamente com o lifting de face, como o lifting de testa para corrigir a flacidez ou testa franzida e a cirurgia de pálpebras para rejuvenescer os olhos.

Tipo de anestesia:

Sedação intravenosa ou anestesia geral, dependendo de cada paciente.

Técnica cirúrgica:

Dependendo do grau de mudança desejado, as opções de cirurgia de ritidoplastia incluem lifting tradicional, lifting com incisão limitada ou Iifting de pescoço. Uma incisão de lifting tradicional, muitas vezes, começa na região temporal, continua em torno da orelha e termina na parte inferior do couro cabeludo. A gordura pode ser esculpida ou redistribuída na face, na papada e no pescoço. Normalmente, o tecido subjacente é reposicionado nas camadas mais profundas da face e os músculos são elevados. Uma incisão abaixo do queixo também pode ser necessária para melhorar o aspecto de envelhecimento no pescoço.

Outros

O dr. Alexandre realiza outros procedimentos cirúrgicos, como: dermo de braço, mentoplastia, lipoescultura e prótese de mento. Indicamos que, se houver interesse nesses tipos ou outras cirurgias, procure fazer uma consulta com o dr para tirar dúvidas.

Sempre consulte o profissional, mesmo que exista uma ideia do procedimento a ser realIzado, pois ele é quem sabe identificar o problema após anamnese e indicar o ideal para cada caso e pessoa.

Onde estamos?

© 2020 Versione. Todos os direitos reservados